360 praias reconhecidas com Bandeira Azul

Fotografia: Nuno Oliveira

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu hoje, 20 de maio, a Bandeira Azul a 360 praias. O Algarve é a região com maior número de bandeiras, seguindo-se o Norte e a zona de Lisboa.

Com o aproximar da época balnear que começa a seis de junho, a ABAE decidiu galardoar 360 praias pelo bom desempenho ambiental e de segurança. Este ano, entraram para o ranking, segundo o Expresso, praias urbanas como as de Paço de Arcos e de Caxias – Oeiras.

No entanto, com as condições de segurança em relação à Covid-19, levantam preocupações aos autarcas. “Há presidentes que já manifestaram receio de erguer a Bandeira Azul porque não querem que esta sirva de chamariz para mais pessoas ou porque não vão ter nadadores-salvadores”, relata ao Expresso Catarina Gonçalves, coordenadora do programa nacional Bandeira Azul.

A entidade responsável por cada praia, segundo a ABAE, deve assegurar a implementação das regras extraordinárias devido à Covid-19. “Se a bandeira azul estiver hasteada, é porque estarão reunidas, no terreno, as condições para o uso da praia.”

Conferência de Imprensa | Bandeira Azul 2020

Posted by Bandeira Azul on Wednesday, May 20, 2020

O Algarve continua, ano após ano, a ser a região com maior quantidade de bandeiras azuis. A região do Norte e do Tejo seguem como segunda e terceira regiões mais contempladas. Foi nesta quarta-feira, 20 de maio, em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama (em direto para o Facebook), que a ABAE informou da decisão dos autarcas dos concelhos de Cascais e Sintra não quererem candidatar nenhuma das suas praias a este programa.

Os critérios que definem a atribuição de Bandeira Azul são, resumidamente, a presença de nadadores-salvadores, a qualidade das águas balneares e dos acessos, as obrigações de os concessionários apostarem em projetos de eficiência energética e de promoverem a responsabilidade social.

O presidente da ABAE, José Archer, apelou, na conferência de imprensa, que os cidadãos continuem a manter comportamentos responsáveis quando se deslocarem à praia, com vista a colaborarem no cumprimentos das normas de distanciamento social.

A lista de todas as praias reconhecidas pode ser conhecida aqui, num mapa interativo: https://bandeiraazul.abae.pt/galardoados/galardoados-2020/