5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

Fonte: TimeOut

Celebra-se hoje a nossa língua; a quarta mais falada no mundo. Brasil e Portugal lideram a festa, com eventos e saudações.

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído oficialmente pela UNESCO em 2019, acontece apesar da pandemia, com eventos online de poesia, música e um tour virtual por museu dedicado ao idioma.

O português é usado por quase trezentas milhões de pessoas ao redor do globo, em nove países, nos cinco continentes. É ainda o vernáculo mais falado no Hemisfério Sul, segundo a TSF. O site publicou ainda o pronunciamento oficial do Primeiro-Ministro António Costa sobre a data.

Poetas e músicos das comunidade lusófona se unem para comemorar a ocasião.

A TimeOut avançou ainda a criação do Festival Internacional de Lisboa 5L, que se dedicará à transmissão de curtas-metragens e debates, uma vez que o evento presencial foi adiado por conta do Coronavírus.

As celebrações não se restringem apenas a Portugal. No Brasil, o Museu Nacional da Língua Portuguesa, em São Paulo, celebra o dia com um passeio virtual pelos seus -ainda exclusivos- corredores, que permanecem fechados ao público desde que um incêndio o atingiu, em 2015.

Na data em que se festeja a riquíssima cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CLPL], foram ainda lembradas as palavras de Fernando Pessoa, que escreveu: ¨a minha pátria é a língua portuguesa¨. Em tempos tão obscuros talvez eventos como estes, de exaltação de tudo aquilo que nos une, sejam exatamente o que todos nós precisamos.