Buraco negro descoberto perto da Terra

Fonte: Notícias ao Minuto/Shutterstock
Fonte: Notícias ao Minuto/Shutterstock

Com o avanço tecnológico que se vive nos dias de hoje é cada vez mais fácil perceber o que há no Universo que rodeia a Terra. A descoberta mais recente é um buraco negro que se encontra a mil anos luz.

A esta distância, a descoberta revela-se no buraco negro mais próximo do planeta Terra que se conhece até à data. Segundo o Público, o sistema em que se localiza este buraco negro, HR 6819, é descrito no artigo da revista Astronomy & Astrophysics. Os cientistas descobriram-no quando tomavam atenção e investigavam os sistemas estelares duplos. Contudo, aperceberam-se da presença do buraco negro no sistema, para além das estrelas.

Na revista Astronomy & Astrophysics, em comunicado Petr Hadrava, co-autor da investigação, afirmou que “este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que podemos observar a olho nu”. Segundo o site Notícias ao Minuto, os investigadores caracterizam este sistema como “a ponta do icebergue”, pois pensam que outros buracos negros podem ser descobertos no futuro.

Para além da particularidade de possuir um buraco negro na sua constituição, o sistema HR 6819 também pode ser observado a olho nu. Ainda mediante o que o Público noticiou, as estrelas deste sistema podem ser “vistas a partir do hemisfério sul numa noite escura e límpida sem telescópio ou binóculos”.

Petr Hadrava descreveu ainda a reação de surpresa que teve com a sua equipa durante a descoberta. “Ficámos bastante surpreendidos quando percebemos que este é o primeiro sistema estelar com um buraco negro que podemos observar a olho nu”, acrescenta.