
É considerado o templo mais antigo conhecido do mundo, fica na Turquia e tem quase 12 mil anos. Agora, pesquisadores descobriram que ele foi projetado com uma incomum compreensão dos princípios geométricos.
Göbekli Tepe é um conjunto monumental que foi construído quando o homem estava aprendendo a cultivar plantas e domesticar animais, época em que era caçadores-coletores. Localizado na Turquia e amplamente citado como o local de culto mais antigo já descoberto, esta relíquia gigante da idade da pedra só foi descoberta nos anos 90.

Neste mês de maio, pesquisadores publicaram artigo científico no Cambridge Archaeological Journal e levantaram mais uma ponta do véu da verdadeira história do lugar: uma nova análise sugere que os arquitetos que desenharam a planta das misteriosas salas de Göbekli Tepe tinham muito mais experiência em planear estruturas geométricas do que se imaginava.
A história de Göbekli Tepe permanece um desafio, porém o estudo apresentado é uma tentativa de reconstruir o processo arquitetónico envolvido na construção. Tal investigação lança luz sobre sua história, permitindo assim uma nova avaliação sobre as pessoas que as construíram.
De acordo com os pesquisadores, o complexo não é composto por estruturas separadas e não relacionadas, mas por salas e pilares vinculados e que foram projetados juntos de acordo com um único plano.
O mais notável é que os pontos centrais de três dos espaços mais significativos de Göbekli Tepe, parecem estar interligados geometricamente num triângulo quase quje perfeitamente formado – o que sugere uma relação hierárquica e ordenação entre os compartimentos, dizem os pesquisadores no artigo.
“Todos os compartimentos têm tamanhos e formas diferentes, portanto as chances de que esses pontos centrais formem um triângulo equilátero por acaso são muito baixas” disse o arqueólogo e co-autor do estudo Gil Haklay ao jornal Haaretz.

Esse nível de pré-planeamento – especialmente milhares de anos antes da escrita – exigiria o uso de outros tipos de marcadores, como juncos dispostos no chão para esboçar um mapa improvisado, sugerem os pesquisadores.
Os arqueólogos dizem que o que se descobriu até agora do templo, por meio de escavação, é apenas uma fração – talvez até 5% – da totalidade de Göbekli Tepe e que muitos outros tipos de estruturas estão esperando sob o solo turco.