Covid-19: Novos casos confirmados elevam a 448 o número de doentes

Fonte: U.S. Army
Fonte: U.S. Army

Segundo o novo relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), aumentou para 448 o número de infetados por coronavírus em Portugal. Trata-se de um aumento de 117 em relação à passada segunda-feira. O Alentejo é a única zona do país onde ainda não há casos confirmados.

O relatório sai um dia após a primeira morte por Covid-19 no país, um homem de 80 anos que já tinha “vária doenças associadas”.

Segundo a DGS, há 323 pessoas a aguardar os resultados dos testes e outras 6852 sob a vigilância das autoridades de saúde. Portugal já tinha casos suspeitos desde o início de janeiro deste ano, apesar de o primeiro caso só ter sido confirmado no último dia 2.

Alguns especialistas, citados pelo Diário de Notícias, preveem que o pico da pandemia de Covid-19 deve acontecer entre abril e maio. Na próxima quarta-feira, 18 de março, o Conselho de Estado vai reunir e deve decidir sobre a declaração de estado de emergência.

No entanto, a decisão não deve acontecer sem longo debate. Conforme avança o Público, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que se declare o estado de emergência desde a última semana, mas o primeiro-ministro, António Costa, preferia não pôr em causa, neste momento, os direitos, liberdades e garantias.