Covid-19: pico de casos em Portugal previsto para 14 de abril

Fonte: Observador

A Ministra da Saúde, Marta Temido, aponta que a quantidade de casos continuará a subir e afirma que o pico de infecções está previsto para 14 de abril. Temido anunciou ainda um “novo modelo” de abordagem ao tratamento de pacientes com Covid-19. 

Numa conferência de imprensa realizada neste sábado, a Ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, revelou que os estudos realizados sobre a evolução do número de casos de Covid-19 no país indicam que no dia 14 de abril a curva de novas infecções deve atingir seu ponto mais alto. Temido afirmou também que a evolução dos casos indicam “um abrandamento da inclinação da curva”, mas que a taxa de mortalidade agora é de 0.9%.

Fonte: Observador

A Ministra divulgou também uma nova abordagem ao tratamento de pacientes com Covid-19, dizendo que “há um conjunto de doentes que têm estado a ser tratados no domicílio” e que pretende-se, a partir de quinta-feira, 26, “agilizar e reforçar essa possibilidade, garantindo que os doentes são seguidos mesmo nas suas casas.”

Marta Temido afirmou ainda que existem mais testes e equipamento médico a caminho e que na Reserva Estratégica Nacional estão estocadas por volta de dois milhões de máscaras com entregas fixas marcadas para o final deste mês e durante o mês de abril. “Temos ‘stock’ de 9.000 testes diários e o setor privado tem qualquer coisa como 17.000. Estamos a trabalhar com vários fornecedores, para comprar mais testes”, acrescentou a Ministra.