Covid-19: Portugal tem a primeira morte por coronavírus

Fonte: U.S. Army
Fonte: U.S. Army

Um paciente de 80 anos veio a óbito no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, nesta segunda-feira, em decorrência de complicações da Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. Esta é a primeira morte confirmada pela doença em Portugal.

Na conferência, a ministra da Saúde agradeceu ainda aos profissionais de saúde pelo “enorme esforço diário” e expressou condolências pelo falecimento. Segundo informações do Público, o homem estava internado “há já alguns dias” num dos hospitais que é referência no tratamento da Covid-19.

Marta Temido declarou ainda que o paciente já tinha “várias doenças associadas”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas com diabetes, doenças cardíacas e problemas pulmonares fazem parte do grupo de risco e podem desenvolver um quadro mais grave da Covid-19.

Em nota oficial, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou as condolências à família da vítima. “O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se no site oficial da Presidência da República.

Segundo o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde, há 18 doentes internados nos cuidados intensivos e um total de 331 casos confirmados de Covid-19 no país. Do total, três pacientes já recuperaram em Portugal.