Covid-19: Primeiro animal contagiado pelo dono na Bélgica

Fonte: Arquivo
Fonte: Arquivo

Um gato foi contagiado com Covid-19 nesta quinta-feira. Este é o primeiro caso registado em que um animal doméstico é infetado pelo dono. As autoridades indicam que os animais domésticos não são vetores de transmissão.

Segundo a TSF, o microbiologista Emmanuel André, em declaração à imprensa belga, diz que este é um caso isolado. O caso deriva do contacto próximo entre o animal e a pessoa doente e foi detetado em Liège, uma cidade que fica a 80 quilómetros de Bruxelas. Emmanuel André confirma ainda que “nada indica que os animais sejam vetores de transmissão”.

Durante a tarde de sexta-feira, o conselho de segurança nacional belga vai reunir-se para discutir uma adaptação às medidas de combate de propagação do vírus. A Bélgica tem um total de 7284 casos de Covid-19 registados, 3042 internamentos e 289 mortes causadas pela doença. O país conta também com 858 altas hospitalares.

O continente europeu tem cerca de 275 000 infetados e 16 000 mortos. Itália é o país com o maior número de casos mortais (8 165) seguido pela Espanha (4 089). Os EUA têm o maior número de casos, com 85 919 confirmados.

Para mais informações acerca da evolução da Covid-19 clica aqui.