Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se online

Fonte: Observador
Fonte: Observador

A edição deste ano tem como tema “Património Partilhado – Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada” e conta com visitas virtuais, filmes, apresentações, além de outras atividades por monumentos de todo o país.

É a primeira vez em suas três décadas de existência que a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) está a ocorrer online. O evento acontece anualmente com o objetivo de promover a conservação de patrimônio e a utilização consciente dos espaços, através de visitas guiadas, concertos e exposições. Esse ano, porém, devido ao estado de emergência declarado em Portugal, a realização de atividades presenciais tornou-se impossível.

Como alternativa, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade responsável por coordenar a iniciativa, juntamente com o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) de Portugal, anunciaram uma plataforma online por onde todos os que estiverem interessados podem ter acesso a eventos de celebração do DIMS. O evento pode ter seu programa acompanhado, também, pelo Facebook.

“Em poucas semanas, o mundo mudou, mas o nosso envolvimento para com as comunidades e a nossa herança comum permanece inalterado. E este é, realmente, um tempo de partilha, de resistir através da cultura, da união e da imaginação, e o património é, sempre, um factor de identidade, de esperança e de criação” – afirmou a DGPC, em comunicado.

DIMS 2018

No dia 18 de abril visite os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC.Há inúmeras iniciativas à sua espera e as entradas são gratuitasEstando o Palácio Nacional da Ajuda encerrado no dia 18 de abril, a entrada gratuita será no dia 19 de abril.Consulte o Programa em: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims2018/public/Participe!

Posted by Dia Internacional dos Monumentos e Sítios on Thursday, April 12, 2018

O site conta com mais de 500 atividades gratuitas referentes a monumentos de todo o país, classificadas por distrito e concelho ou por tipo de conteúdo (apresentação, visita virtual, exposição e outras). Dentre as atividades estão, por exemplo, uma visita guiada por um historiador pelo Mosteiro dos Jerônimos, uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Serralves sobre o arquitecto Álvaro Siza e uma visita virtual ao Museu do Douro. Por conta do evento, o Polo Arqueológico de Viseu também lançou suas primeiras visitas virtuais 360 graus.

O dia de comemoração do DIMS foi instituída pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovada pela UNESCO em 1983. Desde então, a data serve como um momento de celebração e valorização de diversidade de patrimônio.