Erro no sistema de emails deixa milhões de Iphones e Ipads expostos a piratas informáticos

Fonte: Apple Website

Um bug no sistema operacional pode ter deixado o sistema vulnerável a ataques de hackers. Desde 2018, milhões de aparelhos estão expostos a invasões.

De acordo com o Wall Street Journal, os ataques são indetectáveis pelas vitímas e contamina os dispositivos sem que aja sequer a necessidade de se abrir o email.

A denúncia foi primeiramente avançada pelo site ZecOps, publicação especializada em tecnologia. Segundo a fonte, há suspeitas que a vulnerabilidade exista pelo menos desde o IOS 6, imbutido no Iphone 5, permitindo que o dispositivo seja infectado remota e silenciosamente; Os ataques, consistem no envio de emails em branco para o usuário, pedindo a atualização do sistema, mas podem também tomar formas diferentes.

Ainda segundo a publicação, a gigante tecnológica foi informada, em Março deste ano, sobre o erro no sistema, sendo este tendo sido explorado em, pelo menos, seis grandes ações criminosas, para roubar dados das vítimas.

A SIC Notícias afirma que uma série de personalidades proeminentes, incluindo milionários na lista da publicação Fortune 500 e empresários da área de tecnologia e inteligência foram alvos do hackeamento, não são entretanto identificados por nome.

Na publicação também é afirmado que a Apple, conhecida como uma das empresas pioneiras em segurança de dados e do usuário, reconheceu a falha na aplicação ¨Mail¨, dizendo que incluirá uma solução para o problema já na próxima atualização do sistema operacional, mas se recusou a comentar há quanto tempo esta debilidade existe.

A denúncia chega a público poucos meses antes dos novos lançamentos anuais da empresa, que acontecem em Setembro.