Imprensa Nacional disponibiliza clássicos da literatura

Fotografia: Gabriel Rezende
Fotografia: Gabriel Rezende

A Imprensa Nacional Casa da Moeda (ICNM) está a disponibilizar gratuitamente livros da coleção “Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa”. Os primeiros títulos já se encontram disponíveis para leitura. Todas as quartas-feiras, haverá um novo.

Com a iniciativa, os amantes da literatura portuguesa estarão mais próximos. A vantagem é o preço: zero. Basta descarregar um dos mais de 40 títulos disponibilizados pela editora, e as leituras podem ajudar a ocupar o tempo livre durante o isolamento social.

Os dois primeiros volumes da coleção, “Clepsidra”, de Camilo Pessanha, e “A Ilustre Casa de Ramires”, de Eça de Queiroz foram os primeiros a ser publicados online. A coleção inclui “Obras poéticas”, da Marquesa de Alorna, “Camões”, de Almeida Garrett, “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queiroz, entre outros clássicos da literatura lusitana.

O último livro publicado, de Eça de Queiroz, trata, segundo a INCM, do “tema da História”, que muitas vezes seduziu o autor. Protagonizado por Gonçalo Mendes Ramires, trata-se de uma “reflexão sobre a escrita literária, sobre o passado da sua antiquíssima família (que é também o passado histórico de Portugal) e sobre os termos em que no presente é vivido esse legado”, sintetiza a INCM.

“Consciente de que muitos de nós estaremos nos próximos tempos em isolamento social, a Imprensa Nacional dá cumprimento à sua missão de serviço público – preservar e divulgar a memória e o património comuns – antecipando a disponibilização dos seus conteúdos digitais”, lê-se no site da editora.

A editora também já disponibilizou cerca de 40 títulos da coleção “O Essencial Sobre…”, que começou ainda na década de 1980, sob a coordenação de Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da editora. Segundo a INCM, a coleção inclui livros explicativos sobre temas da cultura e da literatura portuguesas, de forma breve e acessível.

Outras coleções também já estão disponíveis para a leitura gratuita. Os dois primeiros volumes da coleção “250 Anos da Imprensa Nacional – Uma Breve História” e o primeiro volume d’“O Arqueólogo Português também estão disponíveis no site da INCM.