#NãoJudasACERT à janela pelo mundo

Fotografia: Rui Coimbra
Fotografia: Rui Coimbra

A noite antes do domingo de Páscoa em Tondela é sinónimo de Queima e Rebentamento do Judas. Face à situação atual, o evento presencial foi cancelado, mas todos podem participar no #NãoJudasACERT.

Cada um, em segurança e em sua casa, pode juntar-se ao #NãoJudasACERT este ano. A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) propõe a todos que estejam interessados, fãs e amigos deste espetáculo, que cantem à janela de sua casa o hino “Malha Suprema” do Judas pelas 23h30m.

Para quem não conhece esta tradição, a Queima e Rebentamento do Judas é um evento promovido pela ACERT desde 1996. Ao longo de uma semana, a chamada Fábrica da Queima, mais de duas centenas de participantes constroem e preparam o momento da Queima e Rebentamento do Judas, sendo este momento uma “versão de teatro de rua com participação comunitária”, segundo a ACERT.

Todos os anos o mote do espetáculo é a renovar esta celebração de “raiz ancestral, através das críticas e ironias “aos males” do ano anterior. Por exemplo, perante o cenário dos incêndios de outubro de 2017, a ACERT decidiu homenagear os bombeiros, promovendo e construindo o espetáculo dedicado aos “soldados da paz” na Queima e Rebentamento do Judas de 2018.

Fonte: Facebook – ACERT

“O que é para ti o Judas?” é o mote do #NãoJudasACERT. Ao longo da semana, várias fotografias, textos, relacionados com o Judas foram partilhados no grupo de Facebook organizado para mover o #NãoJudasACERT. Desde os mais novos aos mais velhos, das edições mais recentes às mais antigas, foram trocadas várias experiências e opiniões ao longo da semana neste grupo.

Segundo a nota de imprensa enviada ao Público, o objetivo de cantar “Malha Suprema” é fazer da canção um “hino à vida e um gesto solidário que vai manter aceso o desejo de um mundo melhor”. Este cantar coletivo por pessoas que já tenham participado ou assistido a espetáculos do Judas pode ser acompanhado a partir do grupo #NãoJudasACERT, ou sintonizando na Rádio Emissora das Beiras ou Rádio Jornal do Centro.

Queima e Rebentamento do Judas 2017 – ACERT