NASA suspende construção de foguete devido ao Covid-19

Fonte: NASA

A NASA suspendeu, temporariamente, a produção e os testes envolvendo o foguete Space Launch System (SLS). O veículo é parte essencial dos planos para a missão Artemis, cujos objetivos incluem estabelecer uma colônia fixa na lua.

O diretor da Michoud Assembling Facility, um complexo de fabricação da NASA localizado em New Orleans, Robert Champion, anunciou no dia 20 de março que a MAF entraria no Estágio 4 do quadro de resposta da NASA para pandemias. Essa medida resultou no fechamento temporário da MAF, assim como na suspensão da produção do Space Launch System.

O anúncio foi feito após as contaminações por Covid-19 aumentarem na comunidade em torno do Stennis Space Center, onde o foguete está sendo construído, e após a confirmação de um caso de infecção de um dos membros da equipe trabalhando no local. 

Modelo do foguete “Space Launch System: O único foguete construído para mandar mais de 25 mil quilos para o espaço profundo.” Fonte: NASA

Ao fim da sua construção o SLS será o foguete mais poderoso do mundo, de acordo com a NASA. O veículo faz parte dos planos para o Projeto Artemis, que tem como objetivo enviar, em 2024, uma equipe para estudar a lua, se estabelecer no satélite por algum tempo e, após isso, seguir para Marte na década de 2030. Com a suspensão das construções, no entanto, é possível que haja um atraso nas datas estipuladas. Espera-se que esse projeto seja, também, responsável por levar a primeira mulher à lua.

Simulação de lançamento do Space Launch System. Fonte: NASA’s Marshall Space Flight Center