O discurso da Rainha Isabel II

Fonte: The Telegraph via Getty Images

Pela quarta vez em 68 anos de reinado, a monarca falará à nação e à Commonwealth. O Reino Unido atravessa tempos incertos devido à Covid-19 e espera-se uma mensagem de esperança, esta noite.

O pronunciamento acontece neste domingo, 5 de abril, às 20h [horário de Lisboa]. O discurso evocará a coragem e a determinação do povo Britânico, face a pandemia do novo Coronavírus.

Segundo o The Telegraph, o pronunciamento já foi gravado, e será transmitido em todos os canais de televisão e rádio do Reino Unido, assim como através das redes sociais da família real.

Duas semanas após ter emitido uma mensagem escrita, em que pedia o esforço coletivo do povo britânico, em tempos incertos, Isabel II irá desta vez à TV, dizendo: “Vivemos momentos de perturbação na vida de nosso país, uma perturbação que trouxe sofrimento para alguns, dificuldades financeiras para muitos e enormes mudanças no dia a dia de todos nós.”. Vai reiterar ainda: “Espero que, nos próximos anos, todos possam orgulhar-se da maneira como assumimos este desafio”. Estes são excertos do discurso divulgados pelo Gabinete de Comunicação do Palácio de Buckingham e publicados pela Renascença.

Último discurso da Rainha a Nação, no Natal de 2019. Fonte: BBC

A NBCNews revela números de 41.000 infetados e 4.000 óbitos por Covid-19 no país, até a publicação deste artigo. Este vírus também infectou o Príncipe Carlos. No entanto, já se encontra recuperado.

É a quarta vez que a Rainha-mãe fala para o povo. As outras ocasiões foram em 1991, durante a Guerra do Golfo, em 1997 com a morte da Princesa Diana e devido à morte da sua mãe, rainha Isabel, em 2002.