Os Animais Tomam Conta do Mundo

Leões deitados em estrada Sul-africana. Fonte: Getty Images

Enquanto milhões de pessoas continuam praticando o distanciamento social, uma fotogaleria mostra a vida selvagem voltando a dominar os principais centros urbanos do mundo.

Um compilado de fotografias divulgado pela CNTraveller mostra a vida animal reconquistando território e invadindo ruas e freguesias ao redor do mundo. De patos nas ruas de Paris e na Turquia, a cabras e bodes da montanha passeando em ruas residenciais no País de Gales, as incríveis imagens são evidência da força da natureza, quando não estamos por perto.

O artigo da publicação é evidência de uma nova onde de entreterimento mundial: animais tomando controle. Basta alguns cliques para se deparar com milhares de vídeo e fotos confirmando a nova onde comportamental de espécies selvagens.

As palavras ¨animals reclaiming the world¨ foram usadas por algumas das principais publicações, o tópico também esteve em alta circulação no Twitter, acompanhadas de vídeos sobre os efeitos do confinamento na poluição atmosférica e nos mares e oceanos.

Em um artigo recente do New York Times, a jornalista Helen Macdonald explica a popular tendência como um ¨retorno dos oprimidos¨, que por muito tempo foram empurrados para fora de seus habitats naturais. Agora reivindicam esses espaços, em cenas que parecem saídas de filme.

Em meio ao fenômeno, feito possível pela pandemia, a antropóloga Jane Goodall disse, em entrevista ao The Washington Post, estar esperançosa: ¨Aos oitenta e seis [anos], você percebe que nós conseguimos passar pelas coisas. Um dia nós seremos pessoas melhores, mais responsáveis nas nossas atitudes para com a natureza.¨

O jornal destaca ainda estudos que afirmam que o risco de novas doenças emergentes aumenta significativamente com o deflorestamento, apontando ainda os mercados de animais exóticos como os principais pólos de transmissão para os humanos.