Portugal e Reino Unido por um corredor turístico

Fotografia: Nuno Ferreira Santos

Portugal está a negociar com o Reino Unido um corredor turístico para facilitar deslocações. Uma solução parecida está a ser negociada com Espanha e França.

Os britânicos representam uma grande fatia dos turistas que chegam a Portugal todos os anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, assim que o Governo teve conhecimento desta medida na Inglaterra, começou a “negociar a criação de um corredor bilateral turístico que permita assegurar as deslocações”.

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, assumiu, à rádio Observador, estar a trabalhar para alcançar boas soluções com os países vizinhos. “Os espanhóis também já nos disseram que estão de acordo em criar corredores de trânsito, sem precisar fazer quarentena. É nisto que estamos a trabalhar.”

De acordo com o Observador, também o Ministério dos Negócios Estrangeiros destaca que o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.

O Público refere também que está a começar a ser estabelecido um diálogo com a França. Estas reações devem-se ao anúncio de Boris Johnson, primeiro-ministro inglês, de impor uma quarentena de 14 dias a todos os cidadãos que viajem para o Reino Unido – medida imposta a partir de 8 de junho.

Augusto Santos Silva disse ainda, à rádio Observador, que os turistas e emigrantes são bem-vindos para passar férias em terras portuguesas. Com o país em desconfinamento, assegura que é seguro porque o país está a atravessar uma etapa “muito controlada em termos de saúde”.