Queima das Fitas em Coimbra adiada para outubro

Fonte: Secção de Fotografia AAC
Fonte: Secção de Fotografia AAC

A Associação Académica de Coimbra (AAC), em conjunto com o Conselho de Veteranos, decidiu adiar a realização da Queima das Fitas 2020 para outubro. Uma atitude tomada face à atual situação do país devido ao Covid-19.

Esta decisão parte do esforço conjunto por parte da Direção Geral da Saúde e do Ministério da Saúde bem como da AAC e da Universidade de Coimbra. Nas próximas semanas serão dadas mais informações sobre os dias da Queima das Fitas 2020 e em que termos se vai realizar.

O presidente da Direção-Geral da AAC, Daniel Azenha, realça que “este não é um momento de festividades, é o tempo para reunir todos os nossos esforços para que os estudantes possam terminar o seu ano letivo sem saírem prejudicados”. Refere ainda que a passagem da Queima das Fitas para outubro tem como objetivo “dar a oportunidade aos finalistas de viverem um momento único na sua vida académica, mesmo que uns meses mais tarde”.

A Queima das Fitas da cidade dos Estudantes não tem interrupção desde o final da década de 70 e isso significa muito para os estudantes. Segundo o Secretário-Geral da Queima das Fitas, Leandro Marques, “temos connosco o compromisso de realizar a melhor edição da Queima, mas também de zelar pelo bem-estar e segurança dos nossos estudantes”.

Reveja aqui o Cortejo da Queima das Fitas 2019. Fonte: Youtube Universidade de Coimbra

O evento regressa assim no próximo semestre. Matias Correia, Dux Veterenorum, reforça que “atendendo à situação corrente, o Conselho de Veteranos vê a solução arranjada como sendo a mais viável, por forma a garantir a exequibilidade da tradição académica para todos”. Termina com a certeza de que “a tradição da Queima das Fitas está assegurada”.

Comunicado oficial da Associação Académica de Coimbra. Fonte: Facebook AAC