Tom Cruise vai gravar filme no espaço com ajuda da NASA

Fonte: New York Times

A agência espacial norte-americana quer motivar novas gerações de engenheiros e cientistas a cooperar com a NASA. A Estação Espacial Internacional é o local de gravação do filme.

A orbitar a mais de 400 kilómetros de altitude, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai receber o ator norte-americano Tom Cruise para a gravação de um filme de aventura, segundo artigo do Público.

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, deu a notícia na sua conta oficial do Twitter – “Precisamos dos meios de comunicação populares para inspirar uma nova geração de engenheiros e cientistas a tornar os planos ambiciosos da NASA numa realidade”.

Pouco se sabe acerca do projeto, mas segunda-feira a Deadline anunciou que o ator estava em negociações com Elon Musk e com a NASA para gravar um filme de aventura no espaço. O artigo adiantou que esta obra não estaria ligada aos filmes “Missão: Impossível”, em que Cruise é protagonista. Até ao momento, nenhum estúdio de Hollywood está envolvido no projeto.

Segundo um artigo do New York Times, a SpaceX não fez comentários ao projeto e a NASA recusou dar mais detalhes. “Diremos mais na altura apropriada”, disse Bridenstine num e-mail. A NASA tem estado a tentar abrir a EEI para usos mais comerciais, tais como turismo. Isto vem no seguimento do interesse mostrado pela agência de procurar mais opções comerciais durante a administração de Trump.

A EEI é o maior programa de cooperação internacional para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, contando com a participação de cinco agências espaciais – a europeia (ESA), a canadiana (CSA), a norte-americana (NASA), a japonesa (JAXA) e a russa (Roscomos).