Viseu conta com um Polo Arqueológico virtual

Fonte: ESEV - IPV

A cidade de Viseu, inaugurou no dia 17 de abril, a sala de visitas virtuais ao seu Polo Arqueológico. Este projeto segue a filosofia e a tecnologia que foram aplicadas, em 2019, no polo virtual do Museu de História da Cidade.

O vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, em declarações à agência Lusa referiu que esta era uma ideia que já existia, mas cuja concretização “foi acelerada em consequência da crise da pandemia do coronavírus”.

Segundo o Porto Canal, no site da iniciativa são proporcionadas três experiências digitais imersivas. Uma visita à exposição arqueológica “José Coelho, uma paixão pelo passado” e à Casa do Miradouro, aos respetivos jardins e um roteiro de arqueologia por Viseu ligado à vida e obra do investigador José Coelho

O Polo Arqueológico comemorou o seu primeiro aniversário, no passado sábado. Segundo Jorge Sobrado, o projeto virtual vai ter progressos ao longo do próximo ano e meio, com mais visitas 360 graus e recursos digitais.

Fonte: Youtube Município de Viseu

O vereador reforça que “é um dos raros casos em Portugal de um museu de história local integralmente digital e com melhores recursos do que numa experiência presencial”. O projeto associa a tecnologia 360 graus com a realidade aumentada, num roteiro criado em vários pontos do concelho.

No mesmo dia, a equipa municipal publicou, também em formato e-book , o segundo livro da coleção Viseu Património, da investigadora Ana Pipa. O livro alude aos protagonistas da historiografia da cidade viseense entre os séculos XVII e XX.